Pt:IRC

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

Os seguintes canais da comunidade do OSM no IRC falam português:

O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 17/05/2014.

O IRC é um bate-papo em tempo real. É um dos vários canais de contato usados pela comunidade do OpenStreetMap. Mensagens instantâneas podem ser um ótimo jeito de tirar uma dúvida rápida sobre mapeamento, ou sobre alguma outra questão técnica, ou só pra conhecer uns colegas entusiastas do OpenStreetMap.

#osm na oftc.net

O principal canal do OpenStreetMap é irc://irc.oftc.net #osm (porta 6667). Outras salas estão listadas a seguir, mas se você falar inglês, a #osm já serve pra maioria das necessidades, e é a que tem mais gente.

Como usar o IRC

Você pode conversar pela web em https://irc.openstreetmap.org. Simplesmente escolha um apelido (nickname) (sem espaços) e clique em 'Login'. Pode levar uns segundos para fazer login. Daí você vai ver uma bagunça com o prefixo '***'. Aguarde mais uns segundos para ver se você está interrompendo alguma conversa, e daí digite na caixa na parte de baixo. Tente dizer 'Olá!' ou 'Hello!' se a sala for de falantes de inglês.

Há outros sistemas para usar o IRC na Internet tais como o Webchat mas muita gente prefere usar programas clientes de IRC para desktop (comparação na Wikipédia). Você vai precisar informar 'irc.oftc.net' como servidor IRC, e '#osm' como canal. O IRC se comunica através de um número de porta especial que pode ser bloqueado pelo firewall do seu local de trabalho.

Se você quiser estabelecer uma conexão com SSL, use a porta 6697.

Outras salas de bate-papo

Veja o artigo em inglês para uma lista atualizada com todas as salas de bate-papo do OSM.