Pt:Orientação do MapSwipe: interpretando imagens de satélite

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search

O que segue é um guia de interpretação de imagens de satélite para o uso do app MapSwipe.

Primeiramente, muito obrigado por você contribuir ao Projeto de Mapas em Falta via MapSwipe. Nós estamos maravilhados com sua sensibilidade até agora!

Por favor leve em consideração que este aplicativo é novinho em folha, e nós sabemos que ainda não está completamente polido. Nós estamos trabalhando duro para deixar a experiência mais suave, então por favor não desencoraje caso ele não funcione exatamente como deveria (e por favor continue submetendo aqueles relatórios de defeitos)!

Muitos de vocês mantiveram contato para comentar, sugerir e reportar defeitos. Nós gostaríamos de abordar um dos principais requerimentos: orientação no mapeamento por imagens de satélite.

dica pró do MapSwipe - você sabia que se você segurar pressionado um ladrilho ele irá aumentar para que você o veja melhor?

Mapear nunca é direto. Edificações e vias variam muito de país para país. Esta postagem no blog visa dar alguns exemplos mas não é de forma alguma abrangente. No futuro, nós também esperamos criar treinamento e suporte no app. Por favor fique a vontade para continuar comentando!

Nós estaremos vendo imagens das missões do Estado do Níger (Nigéria) para os seguintes itens:

Edificações

Tem dois tipos essenciais de edificações nessa área; estruturas retangulares em metal ou tetos de madeira e cabanas com teto de palha. As edificações retangulares são muito mais fáceis de se perceber pois elas geralmente são retangulares e normalmente são bem grandes. As cabanas redondas, entretanto, são menores e se misturam ao terreno. Você pode ver as diferenças no exemplo abaixo.

Exemplos de edificações

As cabanas redondas podem ser diferenciadas dos objetivos naturais, tais quais árvores e rochas, pois elas geralmente aparentam ser círculos (quase perfeitos). Elas também geralmente se encontram agrupadas em vilas ou aldeias.

É muito importante que nós tentemos identificar todas as estruturas nesta tarefa, então use o tempo necessário e procure por este grupo de formas. Lembre-se que, se você estiver em dúvida, você sempre pode dar dois toques para deixar o ladrilho amarelo, indicando "talvez". Geralmente é melhor estar a favor da segurança e tocar para indicar um objeto pois outros mapeadores irão rever e mapear as áreas que você tiver identificado.

Vias:

Vias e trajetos as vezes são fáceis de se ver e as vezes muito fracas nas imagens de satélite. Vias principais são geralmente óbvias, mas caminhos menores podem ser complicados de se identificar. Muitas pessoas nos perguntaram se nós queremos que eles mapeiem somente vias principais ou caminhos e trajetos também. Infelizmente, não é tão simples!

Exemplos de vias

O que nós precisamos é da rede viária. Ela sempre incluirá vias bem estabelecidas. Mas ela inclui caminhos e trajetos? As vezes sim!

Se um caminho ou trajeto leva a uma vila ou aldeia (ou a uma via maior), nós precisamos saber onde ela está. Se ela leva a um campo, não é necessário mapeá-la. Entretanto, como você tem apenas uma visão limitada da área, geralmente é difícil de diferenciar. É uma boa ideia deslizar para esquerda e para direita para ver para onde o caminho ou trajeto leva.

Então, onde você notar que um caminho ou um trajeto termina antes de chegar a uma vila, aldeia ou via, favor ignorá-la. Caso contrário, favor identificá-la. Lembre-se que, se você estiver em dúvida, você sempre pode dar dois toques para deixar o ladrilho amarelo, indicando "talvez".

Rios e leitos de rios

Exemplos de leitos de rios

No exemplo acima você pode ver que há um leito seco. Nós normalmente não pedimos para mapear canais nestas tarefas, mas parece que este também é usado como caminho, então nós pediríamos para mapeá-lo.

Frequentemente, você pode identificar um rio por causa de seus meandros, onde uma via tenderia a ir reto de um lugar a outro. Deslize para esquerda e direita para ver como o objeto se desenvolve, se você puder.

Se você não tiver certeza de alguma coisa talvez seja melhor dar dois toques na área para indicar um possível objeto, já que outros mapeadores virão mais tarde mapear as áreas que você identificou, e eles poderão checar.

Imagens ruins e nuvens

Ao tocar três vezes num quadrado, deixando-o vermelho, você indica que não pode enxergar o terreno. Isso pode acontecer quando não tem imagem, a imagem é de baixa qualidade ou há nuvens.

Exemplos de imagens ruins

O ícone de câmera no primeiro exemplo é o caso em que falta imagem na área. Tocar três vezes este caso é importante pois nos permiete saber que precisamos encontrar fontes alternativas de imagens.

No segundo exemplo, você tocaria três vezes porque a nuvem obscurece sua vista da área. Entretanto, no terceiro exemplo, há uma pequena nuvem, mas dá pra ver claramente que não há nada sob ela, então você pode deslizar esta.

E, finalmente...!

Nós esperamos que este seja um recurso útil para você. Por favor sinta-se a vontade em compartilhá-lo para que outros também possam se beneficiar. Se você tiver qualquer comentário nestes ou em outros aspectos do MapSwipe, por favor sinta-se a vontade para usar o campo de comentários, aqui.

Também, lembre-se que nenhuma pessoa é responsável por qualquer área. Múltiplas pessoas olham para cada ladrilho. Se você perder alguma coisa, outros podem notá-lo. Entretanto, obviamente, por favor tente não perder nada ;)

Obrigado novamente por ajudar os humanitários…..