Pt:Change rollback

From OpenStreetMap Wiki
Jump to navigation Jump to search
O texto desta página é a tradução do artigo original em inglês, conferida em 17/05/2014.

Reversão de alterações é uma forma de reagir ao vandalismo e a 'enganos' (que não são considerados vandalismo mas que podem ser tratados com as mesmas ferramentas) retornando a uma versão anterior dos dados. Normalmente simplesmente chamado só de reversão.

Use editores para reverter um número pequeno de pontos e linhas

Potlatch 1

Agora você pode usar o Potlatch 1 para reverter a uma versão anterior de uma linha, ou para recuperar linhas excluídas. Veja Pt:Potlatch 1/Primer#Desfazendo equívocos.

JOSM

O JOSM tem uma funcionalidade de 'desfazer' que permite que trabalho seja revertido a um estado anterior, mas só consegue ir até o ponto em que os dados foram baixados para o programa.

O JOSM também tem uma extensão Undelete que pode ser usada para recuperar relações, linhas e pontos.

Se você já enviou as suas alterações, a extensão Reverter pode ser usada para reverter um conjunto de alterações. Mas seja cuidadoso - é possível danificar o trabalho de outros mapeadores ao tentar reverter da forma errada (e com isso dificultar uma reversão subsequente). Na dúvida, peça ajuda num canal de contato (como o IRC, o fórum, ou uma lista de e-mails).

Use scripts para reverter conjuntos inteiros

Introduzido na API v0.6, um conjunto de alterações é um grupo de edições feita durante um intervalo de tempo por um usuário. Ele facilita a identificação e o tratamento de conjuntos de alterações problemáticas (tais como a translação de pontos em larga escala ou vandalismo). Scripts de reversão trabalham com conjuntos de alterações para identificar as alterações a reverter. Contudo, conjuntos de alterações não são reversíveis automaticamente. Nem são os rastros das alterações revertidas da base de dados. Ao invés disso, o script de reversão produzirá um resultado igual ao de uma pessoa que tivesse examinado os conjuntos revertidos e manualmente alterado cada um dos itens de volta ao estado anterior.

scripts de reversão disponíveis para desfazer conjuntos inteiros, mas só devem ser usados se você souber o que está fazendo. De fato a maioria das pessoas deveria buscar ajuda no IRC ou na lista de e-mails, ou pedir pros autores do script para rodá-lo em uma área específica. Estes scripts não têm redes de proteção. Certifique-se de saber consertar quaisquer coisas que possa acabar estragando. Nunca faça isso sem ter certeza absoluta que a edição em questão ou é mal-intencionada ou acidental. Na dúvida, discuta sobre isso na lista de e-mails antes de agir.

Breve nota sobre reversões limpas e sujas

Uma reversão limpa pode ser feita quando nenhum dos objetos no conjunto de alterações foi editado desde a alteração a reverter. Nesse caso a reversão não tem efeitos colaterais. Uma reversão suja acontece se alguns dos dados a reverter foram editados ou usados desde a alteração.

Atualmente (10/08/2009), o script de reversão se recusa a fazer reversões sujas por padrão. Veja reversões na proposta original de 2008 de conjuntos de alterações e reversões e scripts de reversão para mais informações. A extensão Reverter do JOSM consegue tratar de reversões sujas.

Monitoramento de alterações

Ao monitorar alterações, seria bom ser capaz de reverter alterações mal-intencionadas nos dados (ex.: vandalismo).

Ver também